segunda-feira, janeiro 23, 2006

Pessoa

Adquiri, há tempos, uma antologia de Fernando Pessoa organizada pelo Prof. Eduardo Lourenço. Trata-se de uma publicação promovida pela Visão e pelo JL, que, em boa hora, chegou a todos. Apreciei a selecção feita pelo referido professor, pois dá ao leitor menos conhecedor de Pessoa uma visão de conjunto da sua obra poética. Além disso, só custou 3,99 euros, um preço baixo para a qualidade geral do livro. Agora que Pessoa é "público", o que acontecerá com os direitos editoriais? Como vão as editoras tratar a sua obra? De forma séria? Respeitando sempre os originais? E como poderemos saber que os investigadores que os tratarem são credíveis? Antevejo alguma "confusão" editorial... E você?

2 comentários:

RD disse...

O referido professor é também um excelente escritor :) Falhei a edição, mas espero que tenha mencionado Pessoa no seu todo, já que o que se conhece dele é pouco e basicamente poesia.

Sobre as editoras, concordo que se não houver alguns cuidados a qualidade decresce. Sou muito a favor de preços baixos para que todos tenham acesso, mas que haja sempre rigor.
Tome-se como exemplo as Edições Europa-América, que massificaram tanto que qualquer tradução é duvidosa. Enfim! Nunca podemos ter tudo ;)
Boa sorte para o blog, nós por aqui estaremos já aqui ao lado*

plopes disse...

Obrigado pelo comentário, Gado Bravo. Vejo, com satisfação, que também aprecia a qualidade.